SCOPEL e ANTONIO SCOPEL: A INOVAÇÃO, A REVOLUÇÃO E A EVOLUÇÃO COMO CAMINHOS DE DESTINO…!

Em 1980, quando o BRASIL dava os seus primeiros passos em tecnologia nacional, com a produção de seu primeiro computador genuinamente nacional para uso comercial, desenvolvido pela empresa estatal COMPUTADORES BRASILEIROS, popularmente conhecida como COBRA COMPUTADORES, apoiada pela Marinha Brasileira, BNDES, SERPRO e algumas universidades de ponta, foi criado o computador COBRA 530.
A COBRA beneficiou-se entre 1980 e 1990 com a lei de reserva de mercado que impedia a importação de computadores estrangeiros se houvessem similares no Brasil.
O Dr. ANTONIO SCOPEL , proprietário da empresa loteadora ANTONIO SCOPEL EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, empresário atuante na região da Grande São Paulo, não somente acreditou nesse “novo tempo” como abraçou a causa e teve o propósito e a firme determinação de investir e de utilizar os computadores para otimizar os seus processos administrativos, financeiros, e especialmente o controle de seus negócios, como a carteira de recebíveis de seus loteamentos residenciais.
Dedicou-se a estudar e a buscar informações de como poderia adquirir o equipamento COBRA 530, o que foi feito pelo sistema de leasing (financiamento com opção de compra) e também o que deveria fazer para que sua empresa pudesse embarcar nesta nova era da informação, visando estar à frente de seus concorrentes, sempre focado no tripé da produtividade, segurança e confiança.
Assim, foi um dos primeiros empresários do Brasil a construir um CPD (Centro de Processamento de Dados) em sua própria empresa, com a contratação de profissionais especializados neste equipamento e no desenvolvimento de softwares específicos para loteamentos.
Com isso, fez a REVOLUÇÃO e não apenas a INOVAÇÃO na área de Desenvolvimento Urbano!

Na época, com meus 21 anos, já formada em Análise de Sistemas e com especialização em Ciência da Computação e, portanto, com conhecimento em computadores como o COBRA 530, tive o privilégio de fazer parte da equipe contratada para o desenvolvimento dessa nova era, e por que não assim dizer, da nova história dessa empresa. E o mais importante: trabalhar com esse HOMEM DE CORAGEM E DE VISÃO!
Naquela ocasião, Antonio Scopel e o Grupo Silvio Santos foram as 2 primeiras empresas privadas do Brasil consideradas inovadoras no uso desses computadores nacionais.
Tal fato, somente vem a comprovar que ANTONIO SCOPEL era um homem mais que visionário, era um realizador revolucionário que acreditou e investiu seus próprios recursos nessa empreitada, quando todos os demais empresários duvidavam sobre o custo-benefício da utilização de computadores para seus negócios, levando-os a esperar que outros fizessem esse experimento!
Dessa forma, a empresa SCOPEL foi a vanguardista no uso da tecnologia em loteamentos, tendo dado início na melhoria de seus processos internos (administrativos e financeiros), para posteriormente se alastrar para as áreas de projetos, de obras e de planejamento.
Na época, após os resultados esperados e integralmente alcançados, a empresa SCOPEL foi matéria de um importante artigo na Revista Exame, uma das revistas de negócios mais importantes e influentes do país, que deu publicidade à visão e a determinação de seu empresário e fundador, que não mediu esforços e investimentos em prol da tecnologia e do uso de sistemas computacionais, a fim de levar a sua empresa ao topo de referência no mercado nacional.

Entre 1980 e 1990 nossa economia sofreu a intervenção de 06 planos econômicos:

  • Plano Cruzado (Fev/86) e Plano Cruzado II (Nov/86) de José Sarney/Dilson Funaro,

Moeda: Cruzado;

  • Plano Bresser (Jul/87) de José Sarney/Luiz Carlos Bresser Pereira,

Moeda: Cruzado;

  • Plano Verão (Jan/89) de José Sarney/Maílson da Nóbrega,

Moeda: Cruzado Novo;

  • Plano Brasil Novo, conhecido como Plano Collor (Mar/90) e o Plano Collor II (Dez/90) de Fernando Collor/Zélia Cardoso de Mello,

Moeda: Cruzeiro.

Porém a garra e a determinação de sua competente equipe de profissionais e a infraestrutura computacional por ele implementada, deram conta do recado, ou seja, toda a carteira de recebíveis de seus loteamentos era convertida para as respectivas moedas e suas referências, a fim de que seus clientes pudessem receber de forma automática os novos valores em seus respectivos boletos de prestações de lotes, sendo as baixas de seus pagamentos, as receitas, as despesas e os rateios com seus parceiros devidamente computados, tudo dentro da obediência da mais ampla base legal, graças aos recursos da informática.

Na época a SCOPEL foi a única empresa privada comercial com capacidade de agir rapidamente, visando garantir que tais conversões destes planos econômicos fossem realizados, a fim de atender com a devida qualidade os seus clientes, parceiros e demais demandas, sempre dentro dos valores essenciais que a norteiam: agilidade, segurança  e confiança!

Tal façanha deu inveja até mesmo aos grandes bancos, que contavam com um aparato de milhares de analistas e programadores, além de grandes centros tecnológicos e de desenvolvimento, para que pudessem dar conta da mesma tarefa que havia sido executada por um grupo seleto de profissionais com muito amor à empresa e num CPD (Centro de Processamento de Dados) enxuto, porém devidamente aparelhado.

Muitos aprendizados e ensinamentos ocorreram durante essa grande jornada bandeirante entre 1980 – 1990, que culminou posteriormente com os grandes feitos dessa empresa, e sua transformação em SCOPEL EMPREENDIMENTOS E OBRAS S/A, a qual continua sua grande missão de investir em pessoas e de aperfeiçoar processos, em respeito aos seus clientes, parceiros e ao seu próprio fundador.

Através de sua vasta experiência adquirida ao longo de seus 44 anos, desde a sua fundação, a SCOPEL continua a ser um ícone no mercado de desenvolvimento urbano, vindo a desenvolver empreendimentos que tem como DNA o DESAFIO DE REALIZAR PARA TRANSFORMAR SONHOS EM LARES e com a grande satisfação de estar A CONTRIBUIR COM OS BRASILEIROS E COM O BRASIL, ambos tão sedentos de VISIONÁRIOS REALIZADORES como ANTONIO SCOPEL!

A caminhada prossegue… o dom, a competência e a responsabilidade de seus filhos fazem jus a essa saga de CORAGEM e de REALIZAÇÕES, pois os valores familiares estão plenamente  consolidados e são maiores que os desafios, esse é mais um dos feitos desse GRANDE HOMEM!


MARIÂNGELA IAMONDI MACHADO, Analista de Sistemas, Gerente de CPD e Diretora Administrativa/Financeira da SCOPEL, com mais de 30 anos de serviços prestados à SCOPEL e sempre na condição de aprendiz.