As 7 etapas da construção de um loteamento – Etapa 4

Após a drenagem pluvial, os auxiliares de obras partem para mais um outro processo muito importante: a instalação da rede de água e esgoto.

É recomendável que as redes de água e esgotos não sejam executadas sob vias pavimentadas, ao invés disto, sugere-se que estas redes sejam executadas sob as calcadas, em ambos os lados das ruas. Desta forma, não haverá o risco de vazamentos o que, fatalmente, danificaria o pavimento, além de se eliminar o risco de afundamentos devido à má compactação no reaterro destas valas (caso fossem executadas no terço médio das ruas).

Depois da instalação das redes de água e esgoto, o loteamento passa por mais um

processo de nivelamento, devido às etapas anteriores que causam muitos impactos. O Engenheiro de Obras deverá providenciar para que o teste de estanqueidade e pressão da rede seja acompanhado pelo profissional responsável pelo recebimento da rede por parte da concessionária local que posteriormente irá operar e realizar as manutenções quando necessárias. O encanamento é realizado lote a lote, realizando a separação do sistema de escoamento para as futuras casas através de tubos e canos, que conduzem a água dos utilitários residenciais para uma caixa de retenção de resíduos sólidos.