As 7 etapas da construção de um loteamento – Etapa 6

A abertura de caixa para execução das camadas de um pavimento não deve ser executada antes da execução das guias e sarjetas.

A declividade transversal da via já deve ser formada desde o subleito, de tal forma que todas as camadas do pavimento – reforço, sub-base, base e revestimento – tenham espessuras uniformes em toda extensão da via.

Em regiões de solos de baixa capacidade de suporte (CBR < 10), é usual – desde que haja jazida de solo de melhor capacidade de suporte a distância e custo viáveis para o empreendimento – que o projeto preveja uma camada de reforço do subleito.

Deve-se assegurar que a camada de reforço do subleito tenha o grau de compactação e CBR especificados em projeto.

Por definição, uma sub-base é uma camada de pavimento composta por uma mistura de solo com outro material que melhore a capacidade de suporte do solo. Por exemplo: solo-brita, solo-cimento, solo-cal etc.

A especificação de uma sub-base é, também, usual em regiões em que o solo local apresente baixa capacidade de suporte.

Tanto a sub-base, quanto a camada de reforço, além de melhorar a capacidade de suporte do pavimento, têm a função de diminuir seus custos de execução, pois propicia menor espessura da camada de material granular (Base).

Deve-se assegurar que a sub-base tenha o grau de compactação e CBR especificados em projeto.

A Base de um pavimento é a camada composta por material granular – BGS Brita Graduada Simples). É comum, em algumas regiões (como no interior de São Paulo, por exemplo), o uso de bica corrida, em vez de BGS. Porém, a bica corrida não é um material tão homogêneo quanto a BGS e pode, por este motivo, não apresentar as propriedades necessárias, tais como a capacidade de suporte. A bica corrida possui baixo percentual de material de fina granulometria, tais como pedrisco (brita 0) e pó de pedra. Desta forma, uma técnica recomendável é a adição, em obra, de pedrisco e pó de pedra à bica corrida – antes de sua aplicação. Esta adição pode ser feita por meio de pás carregadeiras. adicionando e misturando o pó de pedra à bica corrida até a homogeneização da mistura. Deve-se assegurar que a base tenha o grau de compactação e CBR especificados em projeto.