As 7 etapas da construção de um loteamento – Etapa 5

As cotas e dimensões sempre deverão ser conferidas in loco, antes da execução de qualquer serviço. Para início da execução dos trabalhos, o Engenheiro da Obra deve ter em mãos os seguintes documentos:

  • Projeto de locação dos postes (só executar a rede se o projeto tiver sido compatibilizado com o urbanístico);
  • Projeto de Rede da média e baixa tensão;
  • Projeto de iluminação pública, assim como dos transformadores, chaves e para-raios;
  • Projeto aprovado pela Companhia de energia elétrica do local;
  • Especificação dos materiais.


É recomendável, que todos os postes sejam locados na projeção de divisa de lotes; ou seja, deve-se tomar o cuidado para que nenhum poste fique em uma posição que poderá restringir, futuramente, a entrada da edificação. Esta concepção pode acarretar em pequeno aumento do número total de postes necessários no loteamento; mas é preferível a “deixar” o problema para o futuro morador. Neste sentido, o Engenheiro de Obras, antes do início dos serviços, deverá verificar, na planta de implantação, a locação de todos os postes e solicitar ao projetista a devida correção do projeto, caso haja algum poste locado “em frente” a algum lote.

Na instalação dos postes, o ideal é que pelo menos as guias estejam colocadas, pois facilita, e muito, o processo de locação de cada um e, principalmente, o posicionamento em relação à calçada e à rua.  Caso as guias não estejam no local, recomenda-se que sejam locados por topógrafo a fim de evitar retrabalho.

Muito importante se ater ao nível e a colocação, de forma que os postes não fiquem tortos ou pendendo para um dos lados. Deste modo, a abertura e o tipo de solo, assim como a compactação no reaterro, são itens de extrema importância e deverão ser estudados caso a caso para que, quando da instalação dos cabos e transformadores, o poste não se movimente.

 Na escolha dos postes, deverá ser observada, no projeto, qual a resistência exigida e se os postes estão dentro da especificação, visto que a concessionária não vai energizar a rede se o projeto não estiver atendido. Assim, este se torna um item de extrema importância, pois todo o trabalho que vem depois pode ser perdido se os postes instalados estiverem fora das especificações exigidas pela concessionária.