Você conhece ou já ouviu falar sobre Cachoeira Paulista? A tranquila cidade do Vale do Paraíba possui 33.581 habitantes, de acordo com dados do IBGE no ano de 2020. A cidade fica localizada a 213 quilômetros da Capital e é a pedida ideal para quem deseja fugir do movimento de São Paulo sem se distanciar em muitos quilômetros da vida na “cidade grande”.
Se você ainda não se aventurou por essas bandas, mas ficou curioso, a Scopel te convida a uma imersão sobre a história de Cachoeira Paulista, palco de um novo lançamento imobiliário da empresa: o Terraluz Residencial.
Toponímia e história de Cachoeira Paulista
De acordo com dados publicados pela Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista, a cidade possui esse nome porque o Rio Paraíba, que passa pela cidade, possui algumas corredeiras após o pontilhão de Ferro da MRS Logística (antiga Estrada de Ferro Central do Brasil). Antes de se chamar Cachoeira Paulista, a cidade teve 7 nomes diferentes: Porto da Caxoeira, Arraial do Porto da Caxoeira, Porto da Cachoeira, Arraial Porto da Cachoeira de Santo Antônio, Freguesia de Santo Antônio da Cachoeira, Vila de Santo Antônio da Bocaina, Vila de Santo Antônio da Cachoeira, Vila da Bocaina, Bocaina, Cachoeira, Valparaíba.
Cristianismo presente nas raízes da cidade
O Cristianismo é predominante em Cachoeira Paulista; a cidade é bem dividida entre evangélicos e católicos. O município se destaca por ser sede da Comunidade Canção Nova (comunidade Católica Romana) fundada pelo Monsenhor Jonas Abib e companheiros em 1978. A cidade possui, também, diversas Igrejas evangélicas. Algumas das mais tradicionais da cidade são: Igreja Presbiteriana Renovada, Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Metodista, Igreja Congregacional, dentre outras igrejas.
Cachoeira Paulista é uma das sedes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Cachoeira Paulista também é uma cidade referência nos assuntos de ciência e tecnologia. O município é uma das sedes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que surgiu no início dos anos 1960, motivado pelas expectativas que se criaram em torno das primeiras conquistas espaciais obtidas pela União Soviética e pelos Estados Unidos.
Dentro da sede do INPE, está situado o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que possui o supercomputador mais potente de todo o hemisfério sul do planeta. O CPTEC foi designado, em 2010, um dos doze centros para previsões sazonais globais pelas normas da Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
Além das previsões, o CPTEC realiza o monitoramento da atmosfera e chuvas, agregando informações ambientais e de tempo e clima às atividades do agronegócio, na geração de energia, em transportes, serviços e obras, turismo e lazer etc.
Turismo
Caso você esteja se perguntando sobre o que fazer em Cachoeira Paulista, separamos uma lista com alguns destinos turísticos muito cobiçados por todos que conhecem a cidade:
- Canção Nova: a Canção Nova é uma comunidade católica brasileira fundada pelo Monsenhor Jonas Abib no ano de 1978, seguindo as linhas da Renovação Carismática Católica. Com sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP), ocupa uma área de 372 mil m2 e conta com sistema de rádio e televisão de longo alcance, estendendo-se a outros países como Portugal, Itália, Israel, França e Paraguai. Católicos de todo o mundo buscam o local para uma imersão religiosa;
- Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça: o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça é o único Santuário do Mundo dedicado a Nossa Senhora de Santa Cabeça, devoção nascida e cultivada na cidade de Cachoeira Paulista a mais de 190 anos, e tem suas origens por volta do ano de 1829 quando dois homens ao pescarem no rio Tietê, recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora;
- Parque Ecológico Nelson Lorena: compreende uma área de 15.230 m2, com lanchonete, parque infantil, fauna aquática e flora, 4 lagos, vagão destinado como espaço cultural, pedalinhos, churrasqueiras e quiosques. Pertence à Prefeitura Municipal;
- Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista: a cidade de Cachoeira Paulista, no interior do Estado de São Paulo, abriga aquela que foi considerada uma das mais magníficas construções ferroviárias da história deste país. Inaugurada em 1875, a Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista marcava o ponto de encontro entre dois importantes ramais ferroviários do Brasil: a Estrada de Ferro do Norte (também conhecida como Estrada de Ferro São Paulo – Rio) e a Estrada de Ferro Dom Pedro II, que vinha desde a cidade do Rio de Janeiro. Embora, atualmente encontra-se completamente abandonada, a Estação de Cachoeira Paulista ainda exibe traços da bela arquitetura empreendida na época de sua construção.
E aí, ficou curioso para conhecer a cidade? Então, pé na estrada!