CIRO SCOPEL ANALISA OS 20 ANOS DE CDU

A história do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU) é rica em personagens e fatos. Nestes 20 anos de constante evolução do CDU, foi consolidada a união entre empreendedores de parcelamento do solo desde três importantes marcos, em três anos seguidos: sanção da Lei n.º 6.766 em 19 de dezembro de 1979, a criação da Associação Nacional de Empresários de Loteamentos (ANEL) em 5 de fevereiro de 1980 e a fundação da AELO em São Paulo em 24 de fevereiro de 1981.

 

Ciro Scopel (foto acima: em reunião no CDU), hoje como presidente do Conselho Consultivo da AELO e membro do Conselho Fiscal do Secovi-SP, lembra que os primeiros anos da AELO foram difíceis, mas já com estreitas ligações com o Secovi-SP: “Discutíamos os assuntos técnicos com as duas casas, pois Claudio Bernardes e Lair Krähenbühl, por exemplo, já frequentavam o Secovi.”.

 

Em 2000, foi criado o CDU, inicialmente só com a AELO e o Secovi-SP. Logo depois, uma vez que alguns associados da AELO eram também do SindusCon-SP, essa entidade aderiu ao Comitê. As reuniões técnicas eram realizadas alternadamente no Secovi-SP e no SindusCon-SP. Nos últimos dez anos, porém, todos os encontros têm sido no prédio do Secovi-SP, onde agora estão também a AELO e o SindusCon-SP.

 

Uma união ampliada, uma soma de forças em defesa do setor, porém mantendo-se a autonomia de cada uma das entidades.