Com Ciro Scopel, uma troca de ideias

O presidente do Conselho Consultivo da AELO, Ciro Scopel, com a experiência de ter exercido vários outros cargos na AELO e no Secovi-SP, tendo sido também coordenador do CDU, dialogou com Jonas Mattos, dia 5, no decorrer das explicações sobre as mudanças no Graprohab, cena captada pelo jornalista Calão Jorge ao tirar esta foto.

Ciro Scopel, acostumado a enfrentar os meandros da burocracia da aprovação de projetos da empresa Scopel, da qual é diretor e que foi fundada por seu pai, Antonio Scopel, em 1966, em São Paulo, também considerou positivas as mudanças no regimento do Graprohab, com base no decreto do governador Rodrigo Garcia, da resolução do secretário Flavio Amary e das notas técnicas de Lacir Baldusco.

Os empreendedores de loteamentos e desenvolvimento urbano sabem dos vínculos da família Scopel com o o efetivo aprimoramento das regras de análise e aprovação de projetos. A criação de um órgão como o Graprohab era uma luta da AELO desde a fundação, em 1981. Maurício Pereira Scopel, presidente da AELO de 1989 a 1993, teve um papel decisivo para que o colegiado se concretizasse: em 1991, sob a fundamental assessoria do saudoso professor Vicente C. Amadei e do advogado Ronaldo Lucas Brani, ele chegou a um texto-base que, enviado ao Governo do Estado de São Paulo, deu origem ao decreto de criação do Graprohab. Maurício faleceu em 25 de março de 2006, deixando um valioso legado ao desenvolvimento urbano.

A troca de ideias é uma das características da AELO. E isso se nota também no CDU, comitê criado em 2000 e que evoluiu muito nos últimos anos. Não basta assistir: vale a pena participar.

Fonte: https://www.aelo.com.br/boletim-online/boletim-online-912/#cdu-momento-especial-de-reencontros