Comprar um terreno à vista ou financiado?

Chegou a hora de comprar um imóvel, e você está diante de basicamente duas opções de compra:

Comprar à vista ou comprar financiado? Bom, sabemos que se existe recurso suficiente a melhor opção é comprar à vista, principalmente pela vantagem e valorização futura que o imóvel traz, além da segurança de uma aplicação sólida.

Mas e ao financiar? São muitas informações sobre juros, correção, seguro. Para isso, iremos te ajudar entender um pouco cada termo que compõe esse financiamento. Vamos falar da compra um lote/terreno. Para começar, temos que lembrar que o imóvel do tipo terreno não possui acesso à crédito bancário, nesse caso, toda empresa loteadora precisa fornecer crédito próprio para o financiamento.

E o que é financiamento?

O financiamento é o custo do crédito, ou seja, para comprar qualquer bem financiado que você não disponha do recurso é necessário financiar. E o credor do financiamento paga esse bem à vista para você, e você paga um pequeno percentual desse crédito para ele, geralmente em imóveis o custo é de 1% ao mês.

E correção monetária, o que é?

Diferente dos juros, a correção monetária é a garantia de que o valor que você pegou de crédito, seja o mesmo ao final do financiamento, e essa correção sempre é baseada em um índice monetário que está próximo aos índices de inflação. O mais usual no momento, é o IPCA que é elaborado pelo IBGE.

E o seguro de financiamento, é obrigatório?

Depende. Se o imóvel no qual você está comprando está usando Alienação Fiduciária como garantia de pagamento, é obrigatório de acordo lei 9.514/1997, e nesses casos o seguro é uma taxa relativamente baixa e baseado sempre no saldo devedor. Agora caso esteja comprando um imóvel no qual a garantia de pagamento seja outra, poderá negociar com o credor se existe a possibilidade de comprar sem seguro.

Por fim, vale lembrar que também existe uma taxa de administração de crédito, que geralmente é cobrado um pequeno valor para suprir custos de manutenção de contrato, emissão de boletos e etc.

Seja à vista ou parcelado, comprar um imóvel é sempre sinônimo de investimento seguro e, na maioria dos casos, mesmo financiado, é um investimento de retorno garantido trazendo margens de lucro superiores aos custos de financiamento.