A atualidade e a urgência das questões ambientais se tornaram temas centrais na vida das pessoas, inclusive no momento de decisão de compra. Diante disso, o mercado imobiliário encontrou uma grande oportunidade de crescimento, para abranger um público exigente e cada vez mais preocupado com o planeta e com os produtos sustentáveis.
De acordo com Ciro Scopel, Diretor da Scopel, “o mercado construtor deve se preocupar em elaborar projetos que contemplem aspectos relativos à questão ambiental, onde for possível e economicamente viável, porque sustentabilidade é formada pelo tripé meio ambiente, responsabilidade social e economia”.
O ponto central de empreendimentos sustentáveis
Apesar de toda a infraestrutura que um empreendimento deve ter, Ciro Scopel ressalta que “mais que condomínios verdes, precisamos de condôminos devidamente comprometidos com a questão da sustentabilidade. Consciência e atitude. Isto é o que o planeta precisa para se manter vivo. A ideia é levar aos futuros moradores a sugestão de adotar práticas sustentáveis, fazendo a coleta seletiva de lixo, mantendo as taxas de impermeabilização, cuidando da arborização implantada, se possível, replantando algumas espécies dentro dos lotes, adotando medidas para redução do consumo de água e energia elétrica. Esses são alguns exemplos de como as pessoas podem contribuir com o meio ambiente dentro de seus empreendimentos.
O discurso é endossado por Alexandre Hepner, co-founder e BIM Manager da InstaCasa, “Uma casa bem projetada é sinônimo de uma casa naturalmente confortável. Desta forma, ela gerará menos impacto ambiental e assim, faz parte de uma arquitetura mais sustentável. Se uma casa é bem projetada para resolver as necessidades da família que vai morar lá, significa também que não há desperdício de espaço. Por exemplo, se os ambientes estão bem dimensionados, os acessos e circulações estão bem pensados, a casa não terá áreas subutilizadas. É importante que a casa seja construída para ser aproveitada por inteira, pois, se a casa tem uma área que ninguém usa, ou usa muito pouco, além de ser um desperdício de dinheiro, também pode causar grande impacto ambiental. Isso acontece, principalmente, em termos de materiais usados”.
O mundo sofre com os impactos da interferência humana e, por conta dessa dívida com o planeta, é importante buscarmos formas de coexistir da melhor maneira possível. Sabemos que isso é só o começo de uma vida mais sustentável e que podemos construir juntos, pouco a pouco, uma melhor qualidade de vida para todos.
Como por exemplo no Terraluz Residencial, o mais novo empreendimento Scopel, o número 200 do nosso portfólio. Localizada em uma área privilegiada em Cachoeira Paulista/SP, é um bairro planejado com terrenos a partir de 250m², que possui portaria 24h, uma área de lazer totalmente integrada com a natureza, espaço pet friendly e, também, uma quadra poliesportiva, além de praças e áreas verdes abundantes.