Inovações tecnológicas movimentam o mercado de loteamentos em 2021.

Eventos históricos impulsionam grandes mudanças. A pandemia da COVID-19, que se alastrou pelo mundo em 2020, fez com que muitas empresas repensassem a necessidade de adaptação de seus modelos de negócio. A nova realidade ao qual o mundo foi apresentado deixou explícita a necessidade de implementação de tecnologias e soluções digitais que viabilizassem os negócios em um momento em que parte da população viu-se em isolamento social.

A tecnologia vem sendo uma grande aliada em diversos setores, trazendo mais agilidade, comodidade e incrementando as vendas e processos internos das empresas. Um dos setores que vem se destacando com essa transformação é o imobiliário. Segundo dados do Secovi (Sindicato de Habitação), 58% das loteadoras adaptaram seus modelos para um atendimento digital nos últimos meses, tornando-se palco de muito desenvolvimento e inovação.

Imóveis fora dos grandes centros aumentou.

Segundo dados do Grupo Zap, subiu para 340% a busca por imóveis com localização acima de 100 quilômetros de distância da capital em comparação entre o mês de janeiro de 2020 com maio de 2020, quando as medidas de isolamento já haviam sido adotadas no Brasil. Também aumentaram as buscas por casas em condomínios, bairros e chácaras, chegando ao total de 2,2% das buscas em maio, enquanto que, em janeiro do mesmo ano, estas representavam 0,5% do total. Enquanto isso, as buscas por apartamentos na cidade de São Paulo, por exemplo, recuaram para 0,7% do total.

O fenômeno da interiorização não é novidade no Brasil. Com o crescimento da infraestrutura nas cidades interioranas mais e mais pessoas vem buscando mais qualidade de vida e bem-estar ao se afastarem dos grandes centros urbanos. “Analisando os números, principalmente deste ano, aqui na Scopel, constatamos a grande preferência do brasileiro, que é morar em uma casa com um quintal em uma cidade ou um bairro tranquilo”, explicou Fernando Scopel, Diretor da Scopel Empreendimentos.

Realidade Aumentada e Virtual a serviço da venda.

A Scopel Empreendimentos, empresa que atua no mercado de loteamentos há mais de 50 anos, diante do novo cenário para o mercado de loteamentos brasileiro, no ano de 2020, também buscou maneiras de manter-se em alta. Por meio de uma parceria com a InstaCasa, construtech que permite que potenciais compradores visualizem, em 3D e tamanho real, uma grande variedade de projetos de arquitetura para implantação em cada lote no lançamento do empreendimento, a Scopel viabilizou o acesso dos compradores de lote às tecnologias como de Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Essas inovações tecnológicas efetivamente fazem a diferença no mercado de loteamentos, uma vez que mudam a forma de apresentar o terreno ao comprador, já que ele deixa de ser um quadradinho verde em uma maquete para se tornar um espaço de demonstração da implementação do projeto de arquitetura. De acordo com o CEO da InstaCasa, Mauricio F. Carrer, o setor de loteamentos é bastante tradicional e pulverizado, não existem muitas iniciativas de inovação voltadas a este mercado. Por isso, queremos levar mais tecnologia e dinamizar os processos de venda e ocupação dos empreendimentos. O momento atual demanda soluções digitais por meio de inovações tecnológicas para encantar o cliente a distância e estamos bem posicionados para oferecer essa experiência ao mercado”.

Além da visualização da planta em tempo real, existem outros benefícios importantes que podem auxiliar no processo de venda como, por exemplo, a entrega de um projeto arquitetônico sem custos adicionais, tour virtual pelas ruas futuras do empreendimento, tour virtual no interior da casa, tour virtual pelas ruas atuais do empreendimento, a calculadora do custo de  construção dos projetos escolhidos, a orientação para a aprovação do projeto na prefeitura local e para obtenção do financiamento para construção.

Processos dinâmicos aprimorando o relacionamento com o cliente

Tal parceria entre as empresas foi somente uma das inovações implementadas pela Scopel Empreendimentos no mercado de loteamentos neste ano.

Por meio da contratação da ferramenta RD Station, a empresa está garantindo melhores resultados na captação de novos clientes, ofertando produtos ainda mais direcionados e aprimorando o relacionamento com o consumidor, mantendo-o informado e estabelecendo um canal aberto de comunicação.