Investir em terrenos, é um bom negócio?

Nessa edição buscamos como referência matéria publicada no site www.escoladeinvestidores.com.br de autoria de Rafael Severo, sobre o momento atual e as vantagens de se investir num terreno quando comparado com imóvel pronto

A compra de terrenos é um segmento seguro para quem investe neste mercado e isso ocorre por vários fatores.

Um deles é o fato do valor de um terreno ser mais barato do que uma casa já pronta, além de um terreno ter maior espaço para valorização.

Outro fator importante é que ao comprar um terreno, a chance deste aumentar seu valor de revenda é grande. Uma vez que, em muitas localidades o entorno está em constante desenvolvimento e a própria obra de infraestrutura e urbanização do loteamento, gera progresso e cria um polo de crescimento e atração de novos negócios e atividades para o local, ou seja, é muito provável que com o passar do tempo o terreno esteja valendo consideravelmente mais.

Os custos com a compra de um terreno são bastante acessíveis. Os financiamentos são diretos com as loteadoras e a gestão do estoque (caso você postergue a revenda ou a ideia de construção) não é algo que demande muitos gastos. Basicamente o IPTU e em alguns casos a associação de moradores. O que caracteriza o investimento em terrenos como algo com ótimo custo-benefício.

Outra vantagem em adquirir um terreno é a flexibilidade deste empreendimento. Um terreno permite a construção de diferentes imóveis (residencial, comercial, misto, sobrado ou térreo, etc.), com variadas finalidades, além da possibilidade de deixar alguém a cargo da construção e cobrar apenas o aluguel.

Por fim, mais uma vantagem é o mínimo risco de grandes danos. O Brasil não é dado a fenômenos naturais devastadores, além de existir a possibilidade de escolher um terreno em ambiente mais seguro, se for o caso.

Contudo, como em qualquer negócio, ao investir em terrenos é necessário ter bastante prudência, além de algum conhecimento acerca do mercado e fazer uma pesquisa acerca da idoneidade e histórico das empresas envolvidas.