Loteamentos clandestinos e irregulares, qual a diferença?

Atualmente, o mercado de loteamento está em alta. É possível encontrar loteamentos em diversos locais, com diferentes tamanhos e preços para qualquer público. Porém, é preciso ter cuidado ao adquirir um lote, pois alguns empreendimentos podem ser irregulares ou clandestinos.

Mas qual a diferença? O loteamento clandestino é aquele que não segue com nenhuma das normas, não apresentando qualquer regularização para tal construção. Em contrapartida, os loteamentos irregulares são aqueles que possuem o registro no Cartório de Registro de Imóveis, porém, eles não cumprem com os requisitos estabelecidos pela Prefeitura, como esgotamento sanitário, iluminação pública, a implantação de escoamento de águas da chuva, abastecimento de água potável, energia pública e domiciliar, prejudicamento os moradores do local.

Ao adquirir um lote de um loteamento clandestino, o adquirente não consegue registrar seu lote, não sendo proprietário efetivo do que realmente comprou. Já no irregular, é provável que enfrente problemas de infraestrutura, conforme dito acima. O famoso caso de comprar gato por lebre! 

Portanto, é preciso ter cuidado ao adquirir um lote. Veja se o loteamento está devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis e certifique-se que na Prefeitura do município está tudo ok. Buscando por empresas consolidadas e de renome, todos esses problemas poderão ser evitados. Veja de quem está comprando. Procure saber o seu histórico e o que ela já fez. A Scopel atua há mais de 55 anos desenvolvendo caminhos planejados, seguros e acessíveis para os brasileiros construírem suas casas com segurança.