Um loteamento aberto e um loteamento com controle de acesso são duas vertentes do mercado de loteamentos. As duas atendem diferentes necessidades e são distintas ao que se referem sobre as abordagens do desenvolvimento urbano. Neste informativo, listamos as principais diferenças entre cada tipo de loteamento:
Loteamento aberto
O objetivo de um loteamento aberto é criar um ambiente equilibrado, sustentável e de qualidade, onde as pessoas possam viver, trabalhar e desfrutar de uma boa qualidade de vida. Esses bairros são geralmente projetados desde o início, antes da construção, com uma visão de longo prazo em mente.
-
- Lazer: Quando é realizado o projeto de um novo loteamento, considera diversos aspectos urbanísticos e sociais para a população, como: em muitos casos, ciclovias, equipamentos de academia ao ar livre, calçadas largas, praças e muito mais. Opções que além de incentivarem o convívio social, também, estimulam o bem-estar das pessoas, sem o pagamento de taxas de manutenção dos espaços e equipamentos de uso comum.
-
- Controle de acesso: Não pode existir portaria nem controle de acesso entre o empreendimento e no entorno da área. Caso contrário, será considerado um loteamento fechado! Logo, por lei, os espaços comuns serão de utilização livre por qualquer pessoa, inclusive quem não for residente do local;
- Área privativa: Quem compra um terreno, tem direito exclusivo de uso sobre ele! Entretanto, como descrito no tópico anterior, o loteamento aberto é realizado justamente para incentivar o convívio entre as pessoas. Logo, as áreas externas ao terreno são projetadas com o intuito de serem utilizadas por todas as pessoas, sem exclusividade.
- Sustentabilidade social: Geralmente, um loteamento aberto pode conter tanto lotes residenciais como comerciais, que estimulam a economia local, gera emprego no próprio loteamento e investimentos diretos ao próprio local.
Loteamento fechado
Já o loteamento fechado, tem como objetivo de proporcionar segurança e espaços diferenciados/exclusivos, onde as pessoas possam ter uma melhor qualidade de vida e privacidade. Esses tipos de loteamentos são projetados cuidadosamente para trazer maior comodidade para seus moradores através de uma autorização, do munícipio, para uma maior proteção da área e, consequentemente, de seus residentes.
-
- Lazer: Os loteamentos fechados costumam oferecer aos seus moradores espaços/áreas diferenciadas de convivência excelentes para a prática de atividades de lazer para crianças e adultos. Assim, além de conhecer seus vizinhos, você pode marcar um churrasco com a galera, formar um grupo de caminhada ou exercícios em barras, e pode deixar as crianças no playground sem nenhum medo, uma vez que o local é vigiado 24h.
-
- Controle de acesso: O controle de acesso concentra-se principalmente na segurança do acesso à área. Geralmente, nesses locais, há algum tipo de sistemas de segurança como: portaria monitorada 24h, alarmes, câmeras de segurança e muros para proteger a área. Tudo para promover a segurança de todos os residentes.
-
- Área privativa: Somente os moradores e proprietários dos terrenos podem usufruir dessas áreas. A diferença é que, no loteamento, o comprador do terreno não adquire frações ideais dos espaços comuns. Assim, os compradores se responsabilizam pela administração dos espaços de uso comum, através de uma assembleia que definirá quanto será o pagamento de uma taxa mensal que será utilizada para pagar os serviços de manutenção desses espaços.
-
- Investimento: Lotes em um loteamento fechado tem um potencial muito grande de valorização. Além de qualquer loteamento ser um investimento seguro, no loteamento fechado há uma grande procura de investidores por conta desses locais oferecerem ambientes mais tranquilos, áreas verdes e de lazer e mais privacidade aos condôminos. Isso pode proporcionar uma experiência de moradia mais agradável e satisfatória.
A legislação de ambos os tipos de loteamentos é regulamentada pela lei 6.766/79 de parcelamento de solo, porém, os loteamentos fechados apresentam uma autorização específica, para o cercamento da área e controle de acesso, que é fornecida pelo poder executivo municipal. A principal diferença entre um bairro planejado e um loteamento com controle de acesso é que em um bairro planejado envolve um planejamento abrangente e considera diversos aspectos urbanísticos e sociais, enquanto em um loteamento com controle de acesso concentra-se principalmente na segurança e controle do acesso à área.
Então, qual tipo de loteamento que você procura? Independente da sua escolha, a Scopel atua no mercado há mais de 57 anos agregando valor para cada região e para a vida de cada cliente nosso! Confira nossos empreendimentos e venha fazer parte dessa história!