O presidente do Conselho Consultivo da Aelo, Ciro Scopel, com a experiência de ter exercido vários outros cargos na AELO e no Secovi-SP, é um dos principais debatedores nas reuniões trimestrais do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), parceria criada, no ano 2000, então já com sua participação. Esta foto mostra Ciro dialogando com o engenheiro Jonas Mattos numa das reuniões de 2023. A cena foi captada pelo repórter fotográfico Calão Jorge, no decorrer de explicações sobre mudanças dos critérios do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab). O dr. Jonas é representante da AELO e do Secovi-SP no Graprohab há três anos.
Ciro Scopel foi vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP de 1994 a 2011 e coordenador do CDU. Ele está acostumado a enfrentar os meandros da burocracia de aprovação de projetos na Scopel, da qual é diretor. A empresa foi fundada por seu pai, Antônio Scopel, em 1966, em São Paulo, 13 anos antes de ser sancionada a Lei Federal 6.766/79, que regulamentou a atividade de desenvolvimento urbano no País, e 15 anos antes da fundação da AELO, Ciro considera altamente positivas as mudanças que têm ocorrido no Graprohab nos últimos dois anos. Os empreendedores de loteamento e desenvolvimento urbano sabem dos vínculos da família Scopel com o efetivo aprimoramento das regras de análise e aprovação de projetos. A AELO, desde sua fundação, há 43 anos, passou a lutar pela criação de um colegiado como o Graprohab, capaz de agilizar a aprovação de projetos. Maurício Pereira Scopel, irmão de Ciro, foi presidente da AELO de 1989 a 1993 e teve um papel decisivo para que o colegiado se concretizasse.
Foi Maurício quem, em 1991, sob a fundamental assessoria do saudoso professor Vicente C. Amadei (1932-2020) e do advogado Ronaldo Lucas Brani, amarrou um texto-base que, enviado ao Governo do Estado de São Paulo, deu origem ao decreto de criação do Graprohab. Nestes 33 anos de vigência, o Graprohab vem sendo exemplo para Estados e municípios e é aprimorado constantemente Maurício Scopel faleceu em 25 de março de 2016, deixando valioso legado ao nosso setor.
Com sede no bairro do Jardim América, em São Paulo, a Scopel Empreendimentos, dirigida pelos irmãos Ciro Scopel, engenheiro, e Eduardo Scopel, advogado, concentra suas atividades no Estado de São Paulo.
Um empreendimento preservacionista da Scopel que marcou época foi o Reserva Ibirapitanga, implantado junto a áreas de preservação natural no município de Santa Isabel, entre a região metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba. Foram 11 anos de lutas da empresa para conseguir a aprovação de Ibirapitanga. Uma vez consolidadas as obras, os lotes foram vendidos em três etapas. Hoje, Ibirapitanga é uma pequena cidade, entre áreas verdes, com tranquilidade e qualidade de vida.
Atualmente, a Scopel está comercializando três novos loteamentos no Estado de São Paulo: na região metropolitana da Capital, Arujá Hills Premium, em Arujá; Vale do Paraíba, Vilas de Lorena, na cidade de Lorena, junto à Rodovia Presidente Dutra, e Terraluz Residencial, em Cachoeira Paulista. Em breve, serão lançados três empreendimentos no entorno das Rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra: Jardins de Lourdes no município de Poá, na região metropolitana da Capital; Reserva Aruã, na região do Alto Tietê, e Jardim Calixto, em Jacareí, no Vale do Paraíba.